terça-feira, 1 de outubro de 2019

Wabi-Sabi


Wabi-sabi representa uma abrangente visão de mundo à japonesa, uma abordagem estética centrada na aceitação da transitoriedade e imperfeição. Esta concepção estética é muitas vezes descrita como a do belo que é “imperfeito, impermanente e incompleto”. Uma idealização artística desenvolvida por volta do século XV no Japão, com bases nos ideais do Zen Budismo.

As características estéticas do wabi-sabi incluem assimetria, aspereza (rugosidade ou irregularidade), a simplicidade, a economia, a austeridade, a modéstia, a intimidade e a valorização da integridade ingênua de objetos e processos naturais. Estes conceitos estão representados na produção artística através do rústico, do imperfeito, do monocromático e do aspecto natural.

O wabi-sabi é a apreciação estética do despojamento. Refere-se ao viver uma vida comum com o despojamento, com a insuficiência ou com a imperfeição, e está relacionado às doutrinas de desapego do Zen Budismo. Através do wabi e sabi, é possível o alcance do vazio da mente que traz tranquilidade. Wabi significa "quietude" e sabi "simplicidade" e expressam-se através da querença que os japoneses possuem por simplicidade e sutileza.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário :

Postar um comentário