sábado, 6 de outubro de 2018

Zen Stories

Um homem cujo nome era Eka, veio para onde Bodhidharma estava meditando e disse: "Mestre, eu não tenho paz de espírito, por favor pacifique minha mente." É claro que ele nem chegou a ficar por muito tempo para fazer sua pergunta, porque Bodhidharma se recusava a ver alguém. Finalmente, quando ele cortou seu braço esquerdo como sinal de sua sinceridade e apresentou-o ao Mestre, Bodhidharma disse: "Tudo bem, o que você quer?" Ele respondeu: "Bem, eu não tenho paz de espírito." E Bodhidharma disse: "Traga sua mente diante de mim, eu a acalmarei." E Eka disse:
"Quando procuro por minha mente, não consigo encontrá-la." Bodhidharma respondeu: "Então, já está pacificado."

Pintura de Sesshū Tōyō - 1496.

"Agora veja, de alguma forma isso respondeu a pergunta
de Eka. E perceba nessa história, o que acontece é o desaparecimento do problema. Porque Eka, quando procurava por sua mente que lhe causava tanta confusão, não
conseguia encontrá-la."

Alan Watts - "O desaparecimento de um problema inicial"



Nenhum comentário :

Postar um comentário