domingo, 10 de junho de 2018

BIO

Nasci no ano de 1980 na cidade de Curitiba / PR e tenho alguns registros do meu envolvimento com desenho desde muito cedo, antes que eu mesmo consiga lembrar do momento em que foram feitos.

Meu interesse por tatuagem começou no inicio da década de 90 quando vi de perto o trabalho de Dom Costa e alguns anos depois comecei a ter maior contato com tatuagens através de amigos um pouco mais velhos, que começaram a fazer suas primeiras tattoos.

Mas o momento que realmente marcou e iniciou minha relação com a arte da tatuagem, foi em 1998 quando conheci o trabalho do André Moraes, com quem fiz no mesmo ano, minha primeira tattoo. Durante alguns anos freqüentei sua casa como cliente, mas acredito que mesmo inconscientemente, ali se iniciava meu aprendizado como tatuador e uma amizade que dura até os dias de hoje.

Sessão com o mestre André Moraes. Organic Tattoo Studio. 
ft.: Camilo Donoso.

No ano de 2005, meu grande amigo Chris Name, começou a tatuar por incentivo do Dida e do Célio / Motorink (dois artistas com quem tive o prazer de trabalhar alguns anos depois). No estúdio Motorink passei algum tempo como cliente, mas já observando e também ajudando, o que serviu como base nos primeiros estágios do meu aprendizado.

Acompanhei de perto a evolução do Chris como tatuador e o considero como grande incentivador e responsável pelo início da minha carreira, onde estivemos juntos desde os primeiros dias de Organic Tattoo Studio. Ao seu lado, nesse estúdio, iniciei realmente meu aprendizado.

Chris Name, Adriano Araújo, eu e Elton Schoenau. 
Organic Tattoo Studio. ft.: Arquivo Pessoal.

Era uma época que a informação só era passada pessoalmente e somente por quem tinha consideração verdadeira. Onde, pelo menos pra mim não existia o interesse, a intenção de tirar vantagem ou a busca por algum tipo de fama. Não tinha essa de estilo ou escolher. Não existia facebook e muito menos reality show. Um tempo que atendimento, faxina, organização, soldar agulhas, lavar e esterilizar material eram partes de fundamental importância no processo de aprendizagem.

Foi no ano de 2007, sem pular etapas, que pude experimentar a sensação de tatuar uma pessoa pela primeira vez e após algum tempo fazer minha primeira tattoo, sempre sob os olhos atentos do meu mentor.

 
A primeira vez não se esquece. 2007. ft.: Arquivo Pessoal.

Entre os anos de 2008 e 2012 pude compartilhar várias etapas e experiências ao lado do Chris. Desde reformas e ampliações do estúdio, viagens para convenções e sessões de tattoo com grandes mestres e referências no meio.

Em 2011 posso destacar duas viagens pra São Paulo. Na primeira delas visitei a convenção TATTOO WEEK e participei de um workshop do Shige / Yellow Blaze (Japão) e também pude ver de perto o trabalho do Filip Leu / Family Leu Family Irons (Suíça). Logo na seqüência conheci pessoalmente Maurício Teodoro e tive o privilégio de acompanhar algumas sessões em seu estúdio, o mundialmente conhecido Black Dragon Tattoo.

Com Maurício Teodoro e Chris Name no Black Dragon Tattoo / SP.
ft.: Arquivo Pessoal.


Em outra oportunidade fui ao GOOD MOMENTS TATTOO MEETING e pude ver tatuadores como Ichibay (JAP), Chris Arae (SP), Júnior Goussain (SP) e Horimasa (JAP) trabalhando e também ver tattoos de Adrian Lee (EUA), Mike Hooper (EUA), Iván Szazi (HUN) e Jun Matsui (SP). Uma overdose de informação. Ainda nesse mesmo evento pude comprar duas pinturas do grande mestre Horiyoshi III (JAP).

 
Junior Goussain, Ichibay, eu e Chris Name. 
Good Moments Tattoo Meeting / SP. ft.: Arquivo Pessoal.

No ano de 2012 mais algumas viagens para São Paulo. Em uma delas participei do WEIRD HOMEWARD TATTOO DAYS na Weird House ao lado de MPAC, Neto Milton, Bruno Silvério, Etam Paese e Camilo Donoso. Entre alguns clientes, conheci e tatuei Rodrigo Lima, vocalista do Dead Fish.

Com Rodrigo do Dead Fish no QG da Weird em SP. 
ft.: Nicolas Delavy.

Nesse mesmo ano fui duas vezes ao estúdio Tattoo Point, dos irmãos Neto e Júnior Goussain com quem tive a oportunidade de me tatuar. Também em 2012 fiz algumas tattoos como convidado no Caravela Tattoo, estúdio do Bruno Silvério no centro de Curitiba.


Tatuando com Junior Goussain. Tattoo Point / SP. 
ft.: Arquivo Pessoal

No inicio de 2013 encerrei um ciclo, saindo do Organic Tattoo para abrir o Black Bones Tattoo em sociedade com Neto Milton. Durante os anos de Organic Tattoo, tive a oportunidade de aprender muita coisa, trabalhar ao lado de grandes artistas e posso dizer com alegria que acompanhei de perto e ajudei o crescimento do estúdio.

Nesse mesmo ano fortaleci a parceria com o lenda viva do MMA Cristiano Marcello e sua academia CMSYSTEM e também com Renan Faccini, bodyboarder paulista expoente da nova geração. Fizemos mais uma vez parte do WEIRD TATTOO DAYS agora na Weird Factory.

 
Tatuando MPAC. Weird Tattoo Days – Weird Factory / SP. 
ft.: Nicolas Delavy

Em 2014 mudamos de endereço e firmamos ainda mais a parceria com o fotógrafo Nicolas Delavy, que passou a registrar o dia a dia do estúdio através de suas lentes, como num diário de bordo. Parceria que rendeu bons frutos, como o início do trabalho com confecção valorizando a marca, o BLACK SKULL TATTOO DAYS na Skull Jóias em São Paulo e também as sessões de tattoo com Canisso da banda Raimundos e Thor Moraes da banda Malta.

Com Canisso dos Raimundos. ft.: Nicolas Delavy.

Durante o período que trabalhamos juntos, registramos em vídeo algumas viagens para o litoral de Santa Catarina, que rendeu uma série chamada WORK FOR BETTER DAYS. Material muito bem produzido e editado pelo próprio Nicolas.

Thor Moraes, Neto Milton, Nicolas Delavy, Rodrigo Lima e eu.
ft.: Arquivo Pessoal.


No final de 2014 durante uma visita aos meus amigos no Organic Tattoo tive a oportunidade de conhecer e me tatuar com Rodrigo Callegari, mais uma experiência que veio a somar muito na minha carreira.

Tatuando com Rodrigo Callegari. ft.: Nicolas Delavy.

Fiquei quase 3 anos com o Black Bones Tattoo em Curitiba e durante o período que estive como sócio no estúdio recebemos diversos artistas convidados, entre eles: Adriano Araújo (PR) com quem aprendi muito e trabalhei junto desde os tempos de Organic Tattoo, Douglas Lopes (SP), Luis Calixto (Rj), Dionel Orona (RJ) e Hugo Silva “Abacrombie Ink” (PE).

Tatuando com Luis Calixto. ft.: Nicolas Delavy

Em Agosto de 2015, buscando uma melhor qualidade de vida, me mudei com minha família para Barra Velha, litoral norte de Santa Catarina. Cidade que volta e meia eu já vinha para tatuar desde o início da minha carreira.

No inicio de 2016 sai da sociedade e me desvinculei totalmente do estúdio Black Bones Tattoo. Foram quase 9 anos dedicados a aprender, evoluir e fazer um trabalho de qualidade na cidade de Curitiba.


Bons tempos de aprendizados em Barra Velha. 
ft.: Marcella Kaspezak

E como a história ainda está sendo escrita, mais um capítulo importante foi no início de 2017, quando tive a oportunidade de me tatuar e trocar boas ideias com Chris Arae, tatuador referência que morou vários anos no Japão e trabalhou com Horiyoshi III entre outros.


Eu e Chris Arae. Balneário Camboriu. ft.: Arquivo Pesssoal.


Morei em Barra Velha/SC até Maio de 2019. Aprendi e evolui muito não só como tatuador, mas principalmente como ser humano durante esse período na praia. Pude me dedicar mais aos estudos, desenhos e pinturas. Trabalhei da mesma forma, sempre atendendo com horário marcado em meu estúdio. Agradeço a todos que foram aproveitar o clima da praia e fazer uma tattoo comigo no litoral. Curtimos juntos e foram todos sempre bem vindos.


Tatuando meu amigo de longa data Thiago Japa em Campo Magro / PR. 
ft.: Marcella Kaspezak.

Em 2019, devido a diversos fatores resolvemos voltar a morar perto de nossas famílias e consequentemente mais próximos da maioria de meus clientes. Tatuei alguns anos em meu estúdio em Campo Magro, região metropolitana da capital do Paraná.

Agora em 2023 volto a Curitiba, tatuando novamente em um dos estúdios mais conceituados da cidade o Organic Tattoo. Continuo atendendo no mesmo esquema, somente com hora marcada. Pra quem da o devido valor, não tem desculpa para não fazer uma tattoo de qualidade. Agradeço a todos que acompanham e incentivam meu trabalho!





























Nenhum comentário :

Postar um comentário