quarta-feira, 31 de outubro de 2018

BARRAVAS EXPERIENCE

Tudo que envolve a tatuagem mudou muito desde que eu fiz minha primeira tattoo em 1998. Antes disso não posso falar com propriedade pois não vivi pessoalmente a cena. Assim como algumas outras profissões / ofícios fora do sistema tradicional, algumas coisas mudaram para melhor mas muitas outras para pior. 

Entre outras, cito aqui o contato e o relacionamento entre cliente e tatuador, que acabaram ficando por muitas vezes impessoal demais, o que é muito contraditório pois a tattoo só existe com os dois sujeitos.

Já tem 03 anos que vim morar em Barra Velha e entre algumas mudanças no sistema e local de trabalho além de transformações aqui na nossa casa, acredito que atualmente estou tendo a oportunidade de proporcionar um pouco do que eu vivi na época que iniciei minha fase como cliente. Talvez resgatar um pouco da magia que foi se perdendo devido a enxurrada de estúdios e artistas que surgem do dia pra noite.

Meus amigos, clientes e aqueles que acompanham meu trabalho mais de perto já sabem do que estou falando. Reformamos nossa casa que fica de frente para a praia e no momento também estamos trabalhando com aluguel por dia (confira no instagram.com/casa88.bvsc). 

Com isso, consigo um esquema muito bom por aqui para os clientes de outras cidades, podendo negociar as diárias e dependendo do valor da tattoo, pode ter diária na faixa com direito a acompanhante.

Além de fazer uma tatuagem de qualidade com um profissional com mais de 10 anos de prática nesse ofício, essa oportunidade de viajar, passar uns dias de frente para o mar e conhecer um lugar novo, valoriza ainda mais uma experiência que vai acompanhar a pessoa por todos os dias até o final da vida.

Agradeço a todos que vem até aqui não só por tatuar, mas também pela troca de idéias e informações. Ilustrando o texto, algumas fotos de um dia antes da sessão de tattoo da postagem anterior. Aproveitem enquanto é tempo. Valeu!

domingo, 28 de outubro de 2018

16.05.18 - Adriano BT

Uma tattoo especial que fiz para um amigo de longa data. Amizade com muita história, desde meados da década de 90. Já fizemos muitas surftrips juntos, é um dos meus amigos que continua pegando onda até os dias de hoje e um dos que mais veio me visitar aqui em Barra Velha. Pegamos boas ondas e colocamos a conversa em dia durante essas visitas. Agradeço mais uma vez a confiança no meu trabalho e sobre a amizade nem preciso falar nada por aqui. Valeu Adriano BT, o pai do Matheus! Fotos: Marcella Kaspezak.

A special tattoo I made for a longtime friend. Friendship with a lot of history, since the mid 90's. We've done many surftrips together, he´s one of my friends that keeps surfing to this day and one of those who came to visit me couple times here in Barra Velha. We got good waves and we kept the conversation up to date during these visits. Thank you again for trusting in my work and about friendship, I do not even need to say anything here. Thanks Adriano BT, the father of Matheus! Photos: Marcella Kaspezak.

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

CICATRIZADAS

Todas as fotos dessa dessa postagem foram tiradas esse ano e são de tattoos cicatrizadas. Primeiras fotos são do antebraço da Anna, tattoo feita em 2017. Bem provável que acabe virando um fechamento de braço mais pra frente pois já tatuamos a parte de cima em 2013.

Na sequência máscara inspirada na cultura balinesa, parte de cima do fechamento do braço do Gustavo. Dias atrás finalizamos esse projeto que iniciamos em 2017. Além desse Barong, como elementos principais tem mandalas com pontilhismo e ondas e nuvens como fundo.

Abaixo costela do Rafael. Tattoo feita em uma sessão em 2015. A base do trabalho foi com referência em um desenho meu que já existia. Alteramos a palavra "tattoo" da faixa para a data que ele foi graduado faixa-preta em Jiu-Jitsu e ao invés do pontilhismo trabalhei com preto e cinza.

Agradeço a todos pela amizade e confiança no meu trabalho. Curto demais fazer esse tipo de tattoo e se for aqui na praia e nos amigos, faço com ainda maior satisfação, valeu!!!

All photos from this post were taken this year and are from healed tattoos. Anna's forearm done in 2017. Probably it will end up being an full sleeve, as we have already tattooed the upper part in 2013. In the sequence is a mask inspired by Balinese culture, top part of Gustavo's fullsleeve. Days ago we finished this project that we started in 2017. As part of the project, mandalas with dotwork and waves and clouds as background. The last photo are from Rafael's rib. Tattoo made in a single session in 2014. The basis of the work is with reference in a drawing of mine that already existed. We changed the word "tattoo" from the banner to the date he was graduated black belt in Jiu-Jitsu and instead of the dottwork I worked with black and gray. Thank you all for your friendship and trust in my work. I have a lot of fun doing this kind of tattoo and if it is here at the beach with my friends, I work with even greater satisfaction, thanks!!!

sábado, 20 de outubro de 2018

JAI GANESHA

Arte feita com muita energia durante o período comemorativo do Ganesha Chaturthi, que é o festival Hindu celebrado em toda a Índia em honra ao deus com cabeça de elefante Ganesha (conhecido no ocidente como "o aniversário de Ganesha"). Neste festival, que dura entre 10 a 14 dias celebra-se o nascimento, a magia e a força de Ganesh, um dos mais importantes deuses do hinduísmo.
Ganesha ou Ganapati é uma divindade muito querida pelo povo indiano, ama os seres humanos e destrói os obstáculos que impedem o desenvolvimento espiritual e material. Na mitologia Hindu é uma divindade com corpo de humano e a cabeça de elefante e sua imagem tem vários significados.



A grande cabeça de elefante é para pensarmos muito; as orelhas grandes para ouvirmos mais. Os olhos pequenos lembram de nos concentrarmos e a boca pequena, de falarmos menos. O atributo mais interessante de todos, presente em todas as gravuras de Ganesh, é o rato, que representa o desejo e o ego. Você somente pode montá-lo se o controlar, senão ele causa destruição.



Está associado às crianças, à comunicação, à inteligência, à força intelectual e ao dever. Guia a humanidade e seus caminhos na vida, iluminando-nos. É considerado também o protetor e inspirador dos escritores. De acordo com uma lenda, Ganesh, a pedido de Brahma, extraiu um pedaço do próprio dente e o cedeu ao sábio Vyasa, para que ele pudesse escrever o épico Mahabharata.



OM GAM GANAPATAYE NAMAHA SHARANAM GANESHA
Tradução: “Om e saudações àquele que remove obstáculos
do qual Gam é o som seminal.” ou “Eu te saúdo, Senhor das tropas”.

OM é a invocação primordial, estabelecendo contato entre o praticante e a divindade.

GAM é um verbo sânscrito, que significa ir, mover-se, afastar-se, vir, aproximar-se, unir-se; No Ganesha Maha Mantra significa a sílaba sagrada que representa o próprio Senhor Ganesha.

GANAPATI é um dos nomes que Ganesha recebe. A palavra pode ser dividida em duas: GANA+PATI e assim, GANA significa TROPA e PATI significa SENHOR.

NAMAS é adoração. No mantra aparece como NAMAH.

Este mantra é um dos mais conhecidos no hinduísmo e fácil de pronunciar. É uma invocação a Ganapati (outro nome de Ganesha) e serve para remover os obstáculos, tanto materiais como espirituais. É considerado muito poderoso pelo seu poder imediato e pode ser entoado em situações de perigo iminente, falta de motivação ou até em situações de conflitos. Traz aos devotos a conquista de objetivos, e metas e novos empreendimentos, sendo associado a todas as manifestações de prosperidade. Na Índia, costuma-se entregar nas mãos de Ganesha tudo o que é novo, tudo aquilo que está por começar, pois ele é o senhor do “Bom Princípio”.

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Camila (cicatrizada)

Se não me engano, a Camila achou meu portfólio na internet e quando ela entrou em contato já tinha conversado com outros tatuadores que também fazem mandalas e pontilhismo mas não quiseram fazer esse trabalho, pois ela já tinha outras tattoos no braço (diamante com olho, coração e símbolos no ombro). Fiquei contente por me procurar, entendi a idéia dela e curti os processos em cada sessão. Criar os desenhos, pensar nos encaixes, resolver como trabalhar com as tattoos que ela já tinha e de que forma elas iriam interagir com o todo. E tudo isso sem ficar pesado, sendo um fechamento de braço suave e fluido. Durante um ano produtivo mas muito cansativo com as viagens e mudanças, quando eu subia pra Curitiba e tinha uma sessão dessas agendada, já sabia que seria da hora. Gostei bastante do desafio e da tattoo toda cicatrizada, do resultado final. Agradeço por confiar no meu trabalho e pelas conversas durante as sessões. Trabalho feito no anos de 2016 e 2017, fotos tiradas em 2018.
Valeu Camila e João!

If I'm not mistaken, Camila found my portfolio on the internet and when she came in contact had already talked to other tattoo artists who also do mandalas and dotwork but did not want to do this work, because she already had other tattoos in the arm (diamond with the eye, heart and symbols on the shoulder). I was glad that she look for me, I understood the idea of ​​it, and I enjoyed the proceess in each session. Creating the drawings, thinking about the fittings, solving how to work with the tattoos she already had and how they would interact with the whole. And all this without getting too heavy, being a soft and fluid fullsleeve. During a productive year but very tiring with travel and movings, when I went up to Curitiba and had sessions like these scheduled, I knew that would be very nice. I really enjoyed the challenge and the tattoo all healed, the final result. Thank you for trusting my work and for the conversations during the sessions. Work done in 2016 and 2017, photos taken in 2018.
Thanks Camila and João!

terça-feira, 16 de outubro de 2018

06.04.18 - Cristiano (coloridas)

Algumas fotos coloridas da mesma sessão da postagem anterior. Boa semana a todos que acompanham meu trabalho! Fotos: Marcella Kaspezak.

Some color photos from the same session as the previous post. Good week to all who follow my work!
Photos: Marcella Kaspezak.