sábado, 20 de outubro de 2018

JAI GANESHA

Arte feita com muita energia durante o período comemorativo do Ganesha Chaturthi, que é o festival Hindu celebrado em toda a Índia em honra ao deus com cabeça de elefante Ganesha (conhecido no ocidente como "o aniversário de Ganesha"). Neste festival, que dura entre 10 a 14 dias celebra-se o nascimento, a magia e a força de Ganesh, um dos mais importantes deuses do hinduísmo.
Ganesha ou Ganapati é uma divindade muito querida pelo povo indiano, ama os seres humanos e destrói os obstáculos que impedem o desenvolvimento espiritual e material. Na mitologia Hindu é uma divindade com corpo de humano e a cabeça de elefante e sua imagem tem vários significados.



A grande cabeça de elefante é para pensarmos muito; as orelhas grandes para ouvirmos mais. Os olhos pequenos lembram de nos concentrarmos e a boca pequena, de falarmos menos. O atributo mais interessante de todos, presente em todas as gravuras de Ganesh, é o rato, que representa o desejo e o ego. Você somente pode montá-lo se o controlar, senão ele causa destruição.



Está associado às crianças, à comunicação, à inteligência, à força intelectual e ao dever. Guia a humanidade e seus caminhos na vida, iluminando-nos. É considerado também o protetor e inspirador dos escritores. De acordo com uma lenda, Ganesh, a pedido de Brahma, extraiu um pedaço do próprio dente e o cedeu ao sábio Vyasa, para que ele pudesse escrever o épico Mahabharata.



OM GAM GANAPATAYE NAMAHA SHARANAM GANESHA
Tradução: “Om e saudações àquele que remove obstáculos
do qual Gam é o som seminal.” ou “Eu te saúdo, Senhor das tropas”.

OM é a invocação primordial, estabelecendo contato entre o praticante e a divindade.

GAM é um verbo sânscrito, que significa ir, mover-se, afastar-se, vir, aproximar-se, unir-se; No Ganesha Maha Mantra significa a sílaba sagrada que representa o próprio Senhor Ganesha.

GANAPATI é um dos nomes que Ganesha recebe. A palavra pode ser dividida em duas: GANA+PATI e assim, GANA significa TROPA e PATI significa SENHOR.

NAMAS é adoração. No mantra aparece como NAMAH.

Este mantra é um dos mais conhecidos no hinduísmo e fácil de pronunciar. É uma invocação a Ganapati (outro nome de Ganesha) e serve para remover os obstáculos, tanto materiais como espirituais. É considerado muito poderoso pelo seu poder imediato e pode ser entoado em situações de perigo iminente, falta de motivação ou até em situações de conflitos. Traz aos devotos a conquista de objetivos, e metas e novos empreendimentos, sendo associado a todas as manifestações de prosperidade. Na Índia, costuma-se entregar nas mãos de Ganesha tudo o que é novo, tudo aquilo que está por começar, pois ele é o senhor do “Bom Princípio”.

Nenhum comentário :

Postar um comentário