segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

"Titiro, whakarongo, korero"

Veja, escute e depois fale.
Assim inicio as postagens de 2019, junto a algumas fotos que tirei aqui do quintal de casa durante a primavera passada, ilustrando e compartilhando alguns ensinamentos e significados da cultura Polinésia, a qual tenho muito respeito e me inspiro frequentemente para produzir arte.

Trechos do livro: The Polynesian Tattoo Handbook.
O respeito pela Natureza e suas criaturas tem um papel muito importante nas culturas Polinésias fazendo assim com que tenham um equilíbrio e união com tudo ao seu redor.
"Ko main kai atu ko maru kai mai ka ngohengohe" - Dê tanto quanto você pega e tudo ficará bem.

Os pássaros herdam seu significado de seus hábitos e comportamentos e aparecem em muitos provérbios e dizeres. Em geral representam liberdade e a capacidade de se elevar acima dos assuntos terrenos para observar o mundo de uma perspectiva mais elevada e eles são frequentemente considerados mensageiros dos ATUA, dos Deuses.


As Fragatas são viajantes de longas distâncias e simbolizam a viagem, descoberta.
Pombos são muito comuns na vida do povo Polinésio e eram caçados para integrar os frutos da terra e do mar. Seus hábitos eram estudados e lhes renderam seu simbolismo: Pombos se unem para a vida e quando um deles está ferido o companheiro é avisado para voar para baixo para cobri-lo com suas asas, a fim de protegê-lo, mesmo que isso signifique ser pego, capturado, em seu lugar. Nesse caso o desenho de dois pombos perseguindo um ao outro simbolizam companheiros, ajudando um ao outro em tempos de necessidade.
Um pássaro diferente, em meio a outros semelhantes é usado para representar orgulho, singularidade, uma característica especial.

Aproveito também para agradecer e desejar a todos que acompanham, fortalecem e incentivam meu trabalho um bom ano com muita vibração positiva, prosperidade, saúde e paz!

2 comentários :

  1. Muito bom!! Adoro suas postagens!! Alto astral, muita energia boa e amor pra nós ❤️

    ResponderExcluir